Publicada em 22/05/2023 às 16h23
O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realiza de 22 a 29 de maio, o II Encontro Pedagógico de Instrutores de Trânsito do Estado. A ação iniciou em Vilhena, com a participação de gestores da Autarquia. Com o objetivo de capacitar mais de 700 profissionais, o evento vai acontecer também nos municípios polos de Cacoal, Rolim de Moura, Jaru, Ariquemes e Porto Velho.
O governador Marcos Rocha parabeniza a Autarquia pela formação contínua dos profissionais que atuam nos CFCs. “São estes especialistas os responsáveis pela formação de novos condutores, tendo uma grande responsabilidade social de conscientizar futuros motociclistas e motoristas que ao respeitar as leis de trânsito, não evitam multas apenas, contribuem para a manutenção da harmonia e ordem, transformando o trânsito em um lugar seguro e de paz”, enfatizou
O diretor-geral do Detran, Léo Moraes ressaltou que, o II Encontro Pedagógico é executado pela Controladoria Regional de Trânsito – CRT do Detran, que tem como um de seus compromissos, a capacitação dos profissionais de trânsito, conforme estabelecido na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, nº 514 de 18 de dezembro de 2014.
“É um de nossos deveres auxiliar no processo de formação continuada, no sentido de obter novos conhecimentos e técnicas aos profissionais que atuam nos Centros de Formação de Condutores – CFCs, elevando seu nível de confiança, melhorando suas habilidades de comunicação e liderança; oferecendo assim aos futuros condutores, uma formação de qualidade, que resulta na produção de condutores comprometidos com o respeito à vida”, lembrou Léo Moraes.
ABORDAGEM E METODOLOGIA
A diretora Técnica de Habilitação – DTH, Aline Lima Pinto enfatizou que, os temas abordados no II Encontro Pedagógico de Instrutores de Trânsito, foram escolhidos conforme diagnóstico da equipe pedagógica da CRT, e abordam áreas importantes para a formação dos Instrutores de Trânsito.
“É importante que os instrutores estejam atualizados com as leis de trânsito e os procedimentos de exame prático, utilizando de um planejamento adequado, tornando as aulas mais eficientes. Assim ajudam os alunos a se tornarem motoristas mais seguros e habilidosos” concluiu a diretora.
Os conteúdos serão ministrados com base em metodologia ativa, com discussões dialógicas, treinamento e palestras, pelos pedagogos e psicólogos da Escola Pública de Trânsito – EPT do Detran, com abordagem dos seguintes temas:
- Planejamento: passo a passo para aulas teóricas e práticas mais eficientes, conforme anexo I, item 1.6 da resolução 789/2020;
- Legislação de Trânsito: atualização de resoluções e Código de Trânsito Brasileiro – CTB; alterações e atualização do Manual de Exames e Manual de Procedimento.
- Fotos: Anderson Parente