Publicada em 27/05/2023 às 09h24
Um drone registrou imagens da cratera de um vulcão em atividade no México. O vídeo foi captado por um equipamento da Marinha do país, na manhã da última quinta-feira (25/5).
Trata-se do vulcão Popocatépetl, localizado no estado de Puebla, a cerca de 70 quilômetros da Cidade do México, a capital do país. As imagens, divulgadas pelo governo mexicano, mostram uma fumaça na cratera e a superfície ao redor coberta por uma camada espessa de cinzas.
Por meio do Twitter, o governador do estado de Puebla, Sergio Salomón, tranquilizou. Segundo ele, a atividade do vulcão continua em tendência de diminuição. “Nas últimas 14 horas não foram registradas explosões”, disse na manhã desta sexta-feira (26/5).
O comitê científico que acompanha a atividade do vulcão Popocatépetl, que é vinculado à Coordenação Nacional de Proteção Civil, utilizou as imagens para analisar a situação.
“A atividade durante os três dias passados tem consistido na emissão de cinzas e fragmentos incandescentes associada ao registro de tremores de duração e amplitudes flutuantes”, destacou.
O comitê ainda informou ser provável que a emissões de cinzas que atinja populações mais distantes do que já foi observado, assim como continue a expulsão de fragmentos incandescentes.