Publicada em 13/05/2023 às 11h04
No próximo domingo, dia 14 de maio, o Estádio Biancão, em Ji-Paraná, será palco da primeira partida da final do Campeonato Rondoniense 2023. O clube da casa, Ji-Paraná, maior campeão estadual em atividade de Rondônia com 9 títulos conquistados, enfrentará o Porto Velho, que busca seu terceiro título consecutivo.
Após um jejum de 11 anos sem títulos, o Ji-Paraná tem a chance de voltar a levantar a taça do campeonato. Dos 9 títulos conquistados pelo clube, apenas o primeiro foi em campo neutro, na capital Porto Velho, diante do Ferroviário, maior campeão de Rondônia com 18 títulos.
O Porto Velho, por sua vez, foi eliminado nas semifinais pelo Ji-Paraná, mas garantiu sua vaga na final por ter feito melhor campanha na competição. O clube da capital busca seu terceiro título seguido, tendo vencido as duas últimas edições do campeonato sobre o Real Ariquemes.
As duas equipes se enfrentaram três vezes na competição, com uma vitória para cada lado e um empate. Na primeira fase, o Porto Velho venceu por 1 a 0 no Aluízio Ferreira. Já nas semifinais, o Ji-Paraná venceu em casa por 2 a 1 e o Porto Velho voltou a vencer em casa por 1 a 0, sendo eliminado nos pênaltis por 3 a 2.
A final será decidida em dois jogos, com a primeira partida no Biancão, em Ji-Paraná, e a segunda em Porto Velho. A torcida do Ji-Paraná espera uma grande apresentação de seus jogadores para conquistar o décimo título estadual e encerrar o jejum de mais de uma década.