Publicada em 09/05/2023 às 12h34
A qualidade dos produtos produzidos e comercializados em Porto Velho é uma das prioridades da Prefeitura da capital. Para isso, o município vem fortalecendo o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), que ampliou a cobertura certificando mais um frigorífico recém-inaugurado na região.
A inauguração do Boi Criolo aconteceu no último sábado (6) no distrito de Extrema, distante cerca de 330 quilômetros de Porto Velho. A Planta Frigorífica tem capacidade diária de abate de até 30 animais e atenderá a demanda de carne bovina inspecionada na região da Ponta do Abunã.
Os estabelecimentos responsáveis pela comercialização de carne bovina e seus derivados são submetidos à inspeção sanitária do SIM. A certificação é resultado de ação preventiva dos fiscais de inspeção nas instalações onde ocorre o abate, o processamento e o armazenamento de produtos de origem animal. As inspeções atestam a qualidade sanitária dos produtos, que aprovados, seguem para comercialização.
A primeira etapa da inspeção acontece no curral, onde a equipe do SIM e o responsável técnico contratado pela indústria realizam o exame ante mortem do rebanho. Também são analisadas a documentação de Guia de Transporte Animal (GTA), emitida pela Idaron, condições sanitárias do rebanho que vai ser abatido, bem-estar animal dentro dos padrões que a legislação impõe, entre outros detalhes.
O processo, segundo a Semagric, evita a transmissão de possíveis zoonoses, doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos, além de outras possíveis contaminações. Outro cuidado é referente a temperatura da carne, apenas quando ela atinge a temperatura de sete graus ou menos é que pode ser levada para a comercialização. Este processo evita a proliferação de microorganismos até que a carne chegue nos açougues e supermercados.
“Essa inspeção é importante para que os consumidores possam ter a confiança de que o produto atende a todas as exigências sanitárias. Com a inauguração deste frigorífico ganhamos também na geração de empregos e renda, de início já são 15 empregos diretos e indiretos”, completou o secretário da pasta, Carlos Magno.