Publicada em 29/05/2023 às 16h42
Com o objetivo de debater sobre a 17ª Nacional de Saúde, com foco na garantia dos direitos e na defesa do Sistema Único de Saúde – SUS, da vida e da democracia, o Governo de Rondônia participou nesta segunda-feira, da 10ª Conferência Estadual de Saúde, realizada pelo Conselho Estadual de Saúde de Rondônia – CES/RO, em Porto Velho.
Durante o evento, que também contou com a participação de autoridades da saúde, Poder Legislativo e Ministério Público, foi debatido sobre afirmação e efetivação dos princípios e diretrizes do SUS, da universalidade, integralidade e equidade para garantia da saúde como direito humano, além da definição de políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, Jefferson Rocha declarou que, a conferência “foi um momento importante para reunir todos os envolvidos com a saúde pública de Rondônia, e construir por meio do diálogo, o que for melhor para o Sistema Único de Saúde, e para o Estado. O Governo do Estado se preocupou com a estrutura de alta complexidade, e promoveu melhorias em alguns setores da saúde de Rondônia”, disse.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha comentou que, o evento apresenta todo um processo de ações executadas pela gestão. “Trata-se de um momento de fazer uma avaliação sobre a saúde, elaborar propostas por meio dos debates que atendam às necessidades de saúde dos rondonienses, pois temos investido também nesta área, para cirurgias, melhorias nos hospitais e em breve, teremos o novo Hospital de Urgência e Emergência, para ampliar o atendimento a nossa população”, considerou.
Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia – CES/RO, Robson Cardoso Machado Yalluzan, a conferência serve de oportunidade para debater políticas públicas sobre a saúde. “Queremos construir um plano anual de saúde do Estado de Rondônia, com a participação de todos os municípios, sendo de extrema importância, pois vai definir como a Sesau irá desenvolver suas ações de saúde, e ver as necessidades dos serviços do SUS, no tocante às Unidades Básicas de Saúde – UBS e Unidades de Pronto Atendimento – UPAs”, completou”.
PROGRAMAÇÃO
A 10ª Conferência Estadual de Saúde de Rondônia teve início na segunda-feira (29), e segue até quarta-feira (31). Toda a programação está acontecendo em uma instituição de ensino superior de Porto Velho e conta com a participação de membros da saúde, e autoridades municipais e estaduais, que estarão acompanhando reuniões, palestras e atividades sobre todos os temas debatidos durante o evento.
Fotos: Ésio Mendes