Publicada em 29/05/2023 às 12h55
Nesta segunda-feira, 29 de maio, o Centro Cultural e de Documentação Histórica do Poder Judiciário (CCDH), vinculado à Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), dá início à I Semana da Memória do Judiciário Rondoniense. As inscrições para participar das atividades começaram nesta quinta-feira, 25, no site da Emeron (emeron.tjro.jus.br/inscricoes).
O objetivo do evento é celebrar a memória histórica construída pela Justiça em Rondônia há mais de um século, além de resgatar, preservar e divulgar a história e identidade do Tribunal de Justiça, contribuindo para a construção da memória coletiva e para a valorização do patrimônio cultural e documental da instituição.
A programação do primeiro dia conta com a abertura da exposição “Retrospectiva histórica do Poder Judiciário de Rondônia”, seguida de uma apresentação do dueto Jonathan Taylor e Vinícius Pinguelle e do solo de Clara Costa, todos do curso de Música da Universidade Federal de Rondônia.
Além disso, haverá homenagens a membros do PJRO que têm contribuído com a preservação da memória da instituição e uma palestra com o professor doutor Marco Antônio Domingues Teixeira sobre a história do Judiciário Brasileiro e do Judiciário Rondoniense.
Nos demais dias acontecerão mesas-redondas com representantes de diversas instituições, contação de história, cena poética, aula-palestra e exibição de documentários, sempre com possibilidade de participação do público por meio de bate-papos e debates.
As inscrições já estão abertas no site da Emeron, mas também podem ser feitas durante o evento. Os interessados podem participar de toda a semana ou apenas de atividades específicas, recebendo a certificação respectiva.
Todas as atividades serão realizadas no período vespertino, no CCDH, localizado na Avenida Rogério Weber, 2396, em frente à Praça das Três Caixas d’Água, em Porto Velho.