Publicada em 02/05/2023 às 16h42
Procedimentos foram previamente agendados através dos agentes comunitários de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem trabalhado para descentralizar os serviços de saúde e oferecer melhor assistência à população, por meio da disponibilização de muito mais atendimentos em áreas remotas do município.
Pensando nisso, a Unidade de Saúde Vila Princesa promoveu na comunidade um mutirão ginecológico de exame preventivo (papanicolau), para atender mulheres que já possuem a vida sexual ativa, especialmente aquelas na faixa etária entre 25 e 29 anos. O exame, que é rápido e simples, é indicado para detectar alterações nas células do colo do útero e deve ser feito periodicamente, uma vez ao ano.
Cristina Pereira foi uma das mais de 20 pacientes atendidas durante a ação e ressaltou a facilidade de realizar o procedimento. “Facilita muito, porque a gente não tem condições de ir para a cidade, então o posto de saúde perto de casa ajuda”.
Os procedimentos foram previamente agendados através dos agentes comunitários de saúde, que realizaram a busca ativa nas residências da comunidade, mas a unidade de saúde atendeu também a demanda espontânea das mulheres que foram em busca do serviço.
Uéder Feitosa, diretor da unidade, explica que o mutirão foi feito com objetivo de aproximar a unidade de saúde da população e reforçar os cuidados com a saúde da mulher.
“Estamos em uma comunidade carente, e essas ações aproximam nossos profissionais de saúde da população e contribuem para o cuidado com as mulheres, tendo em vista que os casos de câncer de colo de útero estão crescendo gradativamente”, afirma.
Foto: SMC