Publicada em 06/05/2023 às 08h51
Coroado na manhã deste sábado (6/5), na Abadia de Westminster, em Londres (Reino Unido), o rei Charles III afirmou que irá servir ao povo britânico.
“Em Seu nome e segundo Seu exemplo, não venho para ser servido, mas para servir”, disse o rei recém-coroado durante a cerimônia.
Charles assume o posto de rei oito meses após a morte da rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022. A cerimônia de coroação reúne líderes e representantes de Estado.
O rito da realeza britânica irá durar três dias, com shows televisionados e ações para incentivar o voluntariado no Reino Unido. Rei Charles, de 74 anos, será o monarca mais velho a ser coroado na Grã-Bretanha.
Receberam convites para o evento 2.200 pessoas, incluindo membros da família real, representantes de 203 países — sendo 100 chefes de Estado — e membros de instituições de caridade patrocinadas pelo rei.
A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foram algumas das pessoas presentes.
Entre os famosos, estavam os cantores Lionel Richie e Katy Perry. O editor-chefe da Vogue Britânica, Edward Enninful, também prestigiou o evento.