Publicada em 23/05/2023 às 09h46
O Papa Francisco pode estar prestes a negociar a paz entre a Rússia e a Ucrânia.
As conversas sobre um cessar-fogo foram limitadas desde que Vladimir Putin ordenou que suas tropas invadissem a Ucrânia há mais de um ano, mas relatórios do Vaticano indicam que o líder russo está disposto a ouvir os apelos do pontífice pela paz.
"Juntamente com o Papa Francisco, devemos perguntar, em conjunto com a Ucrânia, como promover a paz: não podemos aceitar passivamente que a guerra de agressão continue naquele país. É o povo ucraniano que está morrendo e sofrendo. É hora de tomar iniciativas para criar uma paz justa na Ucrânia e em todas as chamadas áreas cinzentas da Europa’’, disse uma fonte não identificada disse ao site de notícias do Vaticano, ‘II Sismografo’.
"Garanto-vos que a Santa Sé continuará a desempenhar o seu papel", acrescentou.
O site de notícias russo anti-Putin, 'Meduza' disse, que o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, se recusou a comentar os relatórios, mas acrescentou que ‘’agora é o momento de tomar a iniciativa para criar uma paz justa na Ucrânia.’’
O Papa Francisco disse anteriormente que está "disposto" a fazer a paz acontecer entre as nações em guerra.
“Todos estão interessados no caminho da paz. Estou disposto, estou disposto a fazer tudo o que precisa ser feito. Fui em missão, mas ainda não é público, vamos ver. Quando for público, falarei sobre isso", disse o religioso em visita a Budapeste no mês passado.