Publicada em 18/05/2023 às 09h04
O papa Francisco protagonizou uma cena inesperada durante audiência semanal, na manhã desta quarta-feira (17/5). Na Praça de São Pedro, no Vaticano, onde se reunia uma multidão de fieis, ele parou a cerimônia para atender o celular.
Na transmissão da audiência, é possível ver que o assistente pessoal do pontífice entrega o aparelho a ele. As câmeras, após mostrarem a cena por um breve momento, se voltam para o público.
Depois de pouco mais de um minuto, o papa desliga a ligação e retoma os ritos. O telefone tocou quando um homem havia acabado de subir ao púlpito para ler uma prece. Com o sinal do assistente do pontífice, porém, ele aguardou o fim da ligação para iniciar a leitura.
Esta não é a primeira vez que o papa atende o celular durante a audiência semanal. Em 2021, ao menos em duas ocasiões ele atendeu ligações ao fim da audiência, quando membros do clero se organizavam para cumprimentá-lo.
O argentino de 86 anos já criticou, em outros momentos, o uso de celulares por fieis católicos. O Vaticano não deu detalhes sobre o telefonema privado do pontífice.