Publicada em 18/05/2023 às 10h09
Uma equipe de arqueólogos encontrou os corpos de duas pessoas nas ruínas da antiga cidade romana de Pompeia, na Itália. As vítimas provavelmente morreram em um terremoto que aconteceu durante a famosa erupção do Monte Vesúvio, em 79 d.C. A descoberta foi anunciada nas redes sociais do Parque Arqueológico de Pompeia, na terça-feira 16.
Os pesquisadores encontraram os esqueletos durante escavações na Insula dei Casti Amanti, área arqueológica composta de algumas casas e uma padaria. Os esqueletos possivelmente são de dois homens que tinham por volta de 50 anos.
Além dos esqueletos, os pesquisadores descobriram, na mesma, sala um colar e seis moedas que datam em meados do século 2 a.C.
Corpos em Pompeia foram encontrados em prédio desmoronado
Os restos mortais foram encontrados sob uma parede desmoronada, e estavam bem preservados. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as fraturas ósseas revelam que uma das vítimas sofreu diversos ferimentos quando o prédio onde buscou abrigo desmoronou.
Acredita-se que o homem levantou o braço para tentar conter a parede que caiu, algo que possivelmente ocorreu antes da chegada das ondas piroclásticas (feitas de gases quentes e detritos em alta velocidade) que soterraram a cidade romana.
De acordo com Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, o achado ajuda os pesquisadores a entenderem melhor a tragédia. “A mortalidade humana é tão frágil”, disse Zuchtriegel. “Em Pompeia, o avanço das técnicas de escavação nos ajuda a ver com mais clareza o inferno que destruiu a cidade em dois dias.”