Publicada em 10/05/2023 às 13h09
Dando continuidade ao plano de ações para a reestruturação dos espaços públicos de atendimento em Saúde, a Prefeitura de Vilhena inaugurou, nesta terça-feira, 09, o Centro de Parto Normal (CPN) que visa melhorar a qualidade do atendimento às gestantes do município e região.
O prédio contou com recursos provenientes do Ministério da Saúde e teve um investimento total de R$ 540 mil reais. A obra foi concluída em 2018, porém, não foi usada para a sua finalidade original, servindo temporariamente como Central de Atendimento à Covid-19 e posteriormente como base para o Postinho Cristo Rei. Agora, pela primeira vez, será utilizado para atender às necessidades específicas das mulheres.
A construção conta com sala de recepção para acolhimento, sala para atividades administrativas, posto de enfermagem, sala de observação, sala de assistência ao bebê recém-nascido, sala para exames, depósito para materiais de limpeza, sala de plantão, quartos do tipo suíte, sanitário masculino e feminino, além de espaços para circulação.
O Centro tem capacidade para atender simultaneamente cinco gestantes, que serão acompanhadas por uma equipe composta por médico obstetra, enfermeiro obstetra e técnicos em enfermagem. Com atendimento 24 horas por dia, a unidade oferece assistência integral durante todo o processo, desde o pré-parto até o puerpério, contanto sempre com a presença de um acompanhante escolhido pela mulher.
Segundo o prefeito Flori Cordeiro, esse é um marco importante para a cidade e representa um avanço na saúde pública local. Ele destaca que a iniciativa é resultado de um esforço conjunto entre a prefeitura e a comunidade, que reconhece a importância de oferecer às mulheres um atendimento humanizado e de qualidade.
O Centro de Parto Normal já está em pleno funcionamento e disponibilizando atendimento à população. O seu endereço é na Rua Rony de Castro Pereira, 4500, Jardim América, ao lado da Maternidade Municipal.