Publicada em 10/05/2023 às 14h08
Os serviços de limpeza urbana são executados diariamente em vários pontos da cidade de Porto Velho. Só no primeiro trimestre deste ano, mais de 490 carradas de resíduos sólidos foram recolhidas pelas equipes de limpeza da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb).
De acordo com dados da pasta municipal, 69 carradas cheias de resíduos foram recolhidas no mês de janeiro. Em fevereiro este número saltou para 232 carradas e uma das justificativas foi a realização dos blocos carnavalescos, onde foliões fizeram o descarte de lixo nas ruas que receberam os blocos. Já em março o número de carradas voltou a cair, mas ainda seguiu bem expressivo, de 191.
O trabalho de recolhimento é um dos principais termômetros do comportamento da população nos espaços públicos. Durante os serviços, garis costumam se deparar com o descarte incorreto de materiais plásticos e até resíduos orgânicos.
Na prática, todos esses materiais, quando não recolhidos, acabam entupindo bueiros e galerias. O hábito ilegal é tido como o principal motivo para episódios de alagamento durante o período de inverno amazônico, que costuma registrar grandes volumes de chuvas intensas.
Além de evitar o descarte incorreto nas vias, a população também ajudar a Prefeitura denunciando a prática ilegal ou solicitando a limpeza de bairros e ruas pelo e-mail [email protected] ou no atendimento presencial na sede da Semusb, na rua Aparício Moraes, nº 3186, bairro Industrial.