Publicada em 10/05/2023 às 10h26
Uma exposição que reúne produtores rurais de Cacaulândia e a Associação de Mulheres Empreendedoras Rurais de Jaru (Amerj) mostra produtos derivados do cacau como trufas e barras de chocolate, cacau em pó e o licor de cacau durante a terça (9) e quarta-feira (10), na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Velho.
A atividade tem o apoio do deputado Luís do Hospital (MDB) e conta com a participação de pessoas como Marli Valério, produtora de cacau da cidade de Cacaulândia e que tem uma agroindústria. Ela produz o fruto há 40 anos com o esposo e as duas filhas, mas os chocolates só começaram a ser vendidos há um ano.
Ela já tem clientes nos Estados Unidos, conseguidos por um cunhado que mora lá, além de enviar as sementes para serem beneficiadas no Sul do país, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“É uma experiência interessante essa do cacau bean to bar, onde aproveitamos tudo do fruto. Do grão à barra de chocolate. Um produto fino e que agrada diversos paladares. Sem contar que já enviamos 3 toneladas de grãos para esses estados”, disse ela. Ela parabenizou a iniciativa da Alero, em parceria com outras instituições: “Graças à Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia], à Seagri [Secretaria Estadual de Agricultura], por meio do Luís Paulo e ao deputado Luís. São grandes parceiros que nos proporcionam essas oportunidades. Se não fosse por eles, estaríamos abandonados”, observou Marli Valério.
Outro que também está expondo seus produtos é Marcelo Alves, de Jaru, que apresentou aos interessados e clientes, a melhor amêndoa de cacau do Brasil, eleita em um concurso nacional em novembro do ano passado. Agora, Marcelo, a esposa e a família aguardam o concurso mundial, que deve acontecer na França, provavelmente no mês de novembro. Na Alero, ele apresentou seus produtos finos especiais, sem leite, sem açúcar e sem conservantes, na forma de castanhas drageadas, licor de cacau, barras de chocolate e geléia.
“Nosso produto tem muita saída dentro de Rondônia, mas já enviamos nossas sementes para São Paulo e Pará. Esse tipo de evento nos ajuda na divulgação dos nossos produtos. Infelizmente, pouca gente conhece e sabe que temos a melhor amêndoa de cacau do país”, explicou ele.
A programação envolvendo os produtores de cacau será encerrada na quarta-feira (10), às 15 horas, com uma sessão solene de entrega de homenagens aos vencedores do prêmio Cacau de Rondônia, no plenário da Alero, proposta pelo deputado Luís do Hospital, onde o trabalho desenvolvido por eles no estado será reconhecido de forma adequada e especial.