Publicada em 16/05/2023 às 15h05
Porto Velho, RO – O site Metrópoles, de Brasília, veiculou notícia sobre o caso de suposto cárcere privado imposto por invadores em terras Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia.
LEIA A ÍNTEGRA EM
PF investiga cárcere privado contra indígenas em Rondônia
O site, em texto de autoria de Thalys Alcântara, diz que Polícia Federal (PF) está conduzindo uma investigação sobre uma denúncia de cárcere privado ocorrida no último domingo (14/5) dentro da terra indígena Burareiro, localizada em Rondônia.
De acordo com o grupo WWF-Brasil, líderes do povo Uru-Eu-Wau-Wau foram alvo de intimidações por parte de supostos invasores do território, resultando em aproximadamente 4 horas de confinamento em uma estrada da região.
A denúncia foi feita por Ivaneide Bandeira, indigenista, e sua filha Txai Suruí. Além disso, lideranças indígenas, o artista Mundano e uma equipe de filmagem também estavam presentes no grupo que foi intimidado.
Segundo o WWF-Brasil, o grupo estava documentando a pressão causada pela expansão da atividade pecuária sobre a preservação das florestas. Enquanto realizavam um desenho no pasto para denunciar o desmatamento, foram ameaçados e tiveram sua liberdade de movimento restringida por homens que afirmavam ser os proprietários do território.
A organização ambiental expressou sua expectativa de que as autoridades brasileiras investiguem o caso, visando garantir a integridade das terras indígenas e a segurança dos defensores do meio ambiente no país.