Publicada em 22/05/2023 às 11h18
O evento é realizado de 22 a 26 de maio, em todo o país. A semana marca também o início do funcionamento do Núcleo de Justiça 4.0 no TRT-14.
Começou nesta segunda-feira (22/5), a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2023. O evento ocorre anualmente em todo o País, com o objetivo de alcançar o maior número de soluções consensuais nos processos em tramitação na Justiça do Trabalho. No Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), a Semana começou com 1.139 processos inscritos, sendo 1.099 de primeiro grau e 40 de segundo grau.
Se você tem uma ação na Justiça do Trabalho, em qualquer fase processual, e deseja garantir a solução, ainda dá tempo de participar. As inscrições podem ser feitas pelo link “Quero conciliar”, disponível na página de internet do TRT-14.
Este ano, a Semana conta com uma novidade: o advogado pode pedir a inclusão do processo em pauta direto no aplicativo “Justiça do Trabalho Eletrônica" (JTe).
A cerimônia de abertura da Semana na Justiça do Trabalho da 14ª Região foi realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), em Goiânia, e transmitida ao vivo pelo canal do TRT-8 no Youtube.
Promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, este ano, a Semana chega a sua 7ª edição com o slogan “A um passo da solução”.
Justiça 4.0
A semana Nacional da Conciliação Trabalhista marca também o início do funcionamento do Núcleo de Justiça 4.0 no TRT-14. Estruturado no sistema PJe, o núcleo pode receber processos das Varas do Trabalho do Interior dos estados de Rondônia e Acre, para a realização das audiências de instrução de processos que tramitam pelo Juízo 100% Digital, além da realização de audiências na fase de execução.
Atendimento da Semana em 2022
A Semana da Conciliação Trabalhista em 2022 atendeu mais de 219 mil pessoas e homologou 21,1 mil acordos, em todos os TRTs do país. Foram 65 mil audiências e homologados mais de R$ 764,6 milhões em acordos.
O TRT de Rondônia e Acre realizou na edição do ano passado, 1.025 audiências. Deste total, 40% foram solucionados pela via da conciliação, com mais de R$ 10 milhões em acordos homologados.