Publicada em 31/05/2023 às 10h07
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), se reuniu,na segunda-feira (29), com o Ministério Público de Rondônia (MPRO) durante audiência pública na Câmara Municipal de Ji-Paraná, para tratar sobre a cultura de paz nas escolas.
O encontro estava agendado desde o mês de abril quando a secretária municipal de Educação, Ana Maria Vizeli, esteve com a promotora de Justiça, titular da 3ª Promotoria de Ji-Paraná, Conceição Forte Baena, para tratar do projeto de segurança e paz nas escolas, elaborado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
A audiência pública com o tema “Defesa e fortalecimento das escolas: políticas de convivência e promoção da cultura de paz” foi acordada para dar voz a pais e responsáveis, assim como aos estudantes do município sobre as adequações de segurança realizadas pela Rede Municipal de Ensino (RME).
“É um momento que separamos para que todos pudessem compartilhar experiências e, principalmente, que cada um entenda a responsabilidade deste tema tão importante”, afirmou Ana Maria Vizeli.
A promotora Conceição Baena ressaltou que o objetivo do encontro foi de sensibilizar a população sobre o assunto que foi destaque, em nível nacional, para que seja resgatado um ambiente de paz e, principalmente, respeito dentro das unidades de ensino.
“O papel do MPRO é de articular a participação de todos, assim como as polícias Civil, Militar, Rodoviária [Federal], profissionais especialistas em crimes cibernéticos, educadores e pedagogos em geral, para que seja possível uma comunicação informal e efetiva”, acrescentou.
Representando o 2º Batalhão da Polícia Militar, o capitão Cleverson Rodrigues, afirmou que é importante debater sobre o que pode ser melhorado para a segurança dos estudantes. “Estamos fazendo nosso papel e atuando com operação em andamento. A PM está sempre disponível para contribuir com a sociedade”.
Durante o encontro, foi pontuado as ações de proteção nas escolas implantadas pela Prefeitura de Ji-Paraná. Assim como, as instalações de câmeras de monitoramento, contratação de vigilantes e convênio com a Polícia Militar para atuar diariamente no entorno das escolas.
Além de restringir o acesso às escolas para que os estudantes sejam recebidos e entregues no portão, sendo na educação infantil, obrigatória a apresentação da carteirinha de identificação, como segurança. Outra medida adotada foi a pontualidade dos pais nos horários de entrada e saída.
“A Prefeitura de Ji-Paraná saiu na frente sobre esse tema, mas nós sabemos que não é o suficiente. Esse projeto da Semed e MPRO vem somar para que o trabalho tenha um resultado a longo prazo. Paz nas escolas não é ausência de conflitos, mas é importante saber moderar e, com diálogo, construir um ambiente mais harmonioso para as nossas crianças”, afirmou Jônatas França, secretário da Semad, representando o Prefeito Isaú Fonseca.
Participaram também da audiência pública, as vereadoras Janethe de Almeida (DEM) e Ida Fernandes (PV), orientadores escolares, delegado Luiz Carlos Hora, juiz de Direito, Leonardo Leite Mattos e Oscar Francisco Alves e defensora pública, Rafaela Rodrigues Santos.