Publicada em 03/05/2023 às 16h42
Começou ontem (2) e vai até dia 5 de maio o primeiro Workshop de Arqueologia Experimental e Tecnologia Perecíveis de Rondônia. Promovido pelo Departamento de Arqueologia (Darq) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com atividades presenciais no Campus UNIR Porto Velho e transmissão pelo canal do Darq no Youtube, o evento visa ampliar o diálogo sobre a diversidade de tecnologias indígenas no passado e no presente. Para isso, conta com a participação de pesquisadores indígenas de diversas etnias e também não indígenas para compor as mesas de conversa, comunicações, palestras e oficinas práticas.
Segundo os organizadores, o encontro busca ampliar a compreensão sobre a presença de materiais orgânicos e inorgânicos na produção e uso das tecnologias indígenas, integrando dois assuntos centrais para a ampliação da interpretação sobre as fontes arqueológicas disponíveis na Amazônia: a arqueologia experimental e as tecnologias perecíveis.
O Workshop é um evento promovido pelo DArq com a missão de promover debates acerca do cenário atual da Arqueologia na região Norte, bem como promover o desenvolvimento de novas pesquisas e tecnologia, além de compartilhar os resultados de estudos já realizados por pesquisadores locais, indígenas e não indígenas, e de todo o Brasil.
Programação
A programação completa está disponível neste link. Palestras, mesas de conversa e mesas de comunicações orais estão sendo realizadas de forma híbrida, com transmissão pelo Youtube, no canal do Departamento de Arqueologia da UNIR, e presencialmente no auditório do Departamento de Engenharia Elétrica, Prédio 4H (ao lado da Reserva Técnica Arqueológica do Darq), Campus de Porto Velho. Já as oficinas práticas são apenas presenciais, realizadas no Ginásio Tatuzão, Campus UNIR de Porto Velho.
Nesta quinta-feira (4) haverá uma palestra sobre o tema “Arqueologia com as mãos: experimentos e reflexões”, ministrada pela professora Lilian Panachuk (UFMG). O último dia do evento, sexta-feira (5), contará com mais uma palestra, intitulada “Etnografar e experimentar: aprendizados iniciais com trançados no Mapuera - Pará”, e duas mesas de conversa: “Povos indígenas de Rondônia e cultura material”; e “Mais do que objetos e sítios arqueológicos: Arqueologia em territórios indígenas em Rondônia”.
Este evento é uma realização da UNIR, por meio do Departamento de Arqueologia (Darq), com apoio da Fundação Rondônia de Amparo ao desenvolvimento das ações científicas e tecnológicas e à pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero). Conta com a colaboração de docentes do Departamento de Educação Intercultural da UNIR e do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), além do apoio do Centro Acadêmico de Arqueologia Eurico Miller (Carem).