Publicada em 04/05/2023 às 15h27
Assim como o número de casas do tabuleiro não foi estabelecido arbitrariamente, certamente também não o foram as características de cada peça do jogo, como se analisará rapidamente: Peão (Pawn) - move-se só para frente, 1 casa por vez, exceto no 1º lance, quando, opcionalmente, poderá ser 2. É a única peça à qual não se permite recua e que não captura peças adversárias em seu caminho, mas apenas nas casas diagonais, imediatamente à frente.
Representa os sentidos, que podem se enganar, mas jamais negar a sensação, ou seja, recuar. Cavalo (Knight or Horse) - move-se sempre por 3 casas, numa trajetória obrigatoriamente em L (esquadro). É única peça a que se permite saltar por cima de qualquer obstáculo. Bispo (Bishop) - se desloca por quantas casas livre dispuser, mas apenas pelas diagonais, motivo pelo qual só anda por casas de uma mesma cor. Torre - se desloca nas horizontais e verticais, por quantas casas livres dispuser.
Rainha (Queen) combina os movimentos da Torre e do Bispo, movendo-se em todas as direções, por quantas casas livres dispuser. Representa a Alma. Rei - é o Espírito que não pode ser destruído, sob pena de acabar o jogo, e nem, ao menos, pode permanecer sob ataque. Este espírito, preso como está à Matéria, tem suas possibilidades bastante reduzidas, só movendo 1 casa por vez, embora em qualquer direção.