![A pedido da deputada Lebrinha DER dá início aos estudos para nova estrada ligando o Vale do Guaporé à Bolívia](/uploads/2w0obwfafcaezs5.jpg)
Publicada em 06/06/2023 às 16h23
O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), iniciou, neste mês de junho (06), o tão aguardado projeto de levantamento dos terrenos e relevos, da estrada que irá compor a integração Brasil x Bolívia, ligando a estrada Mario Nonato, na RO-478, ao Porto de Conceição, em Costa Marques. A iniciativa é de solicitação da deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil), que defende a interligação entre Brasil e Bolívia, via Vale do Guaporé.
A deputada possui papel fundamental para o início deste projeto topográfico, solicitado e autorizado em reunião com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em março (03). No Iphan, em Brasília, com o presidente Leandro Grass, a deputada apresentou o projeto e reivindicou sobre as necessidades, entre elas, da parte que dependia de autorização do Instituto. O presidente do instituto, assim como Lebrinha, acredita no potencial cultural, histórico e econômico da região, e entendeu que estes empreendimentos contribuem para a valorização da comunidade, dando positiva para as tratativas com o Governo do Estado de Rondônia, via DER para o então início do projeto. Em contrapartida, a deputada se comprometeu, em parceria com o deputado federal Lebrão (União Brasil), de alocar recursos via emenda parlamentar, para custeamento das obras.
Uma via partindo da estrada Mario Nonato, margeando a comunidade do Forte Príncipe até o ponto de travessia, no porto de Conceição faz parte do projeto que viabiliza o acesso para a travessia. O projeto foi discutido em reunião com o diretor do DER, Eder Fernandes, que se comprometeu em dar início a análise topográfica. O departamento agora está avaliando os melhores traçados para posteriormente iniciar a abertura da via próxima ao monumento histórico do Real Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques.
Integração Brasil x Bolívia via Vale do Guaporé
As obras estão diretamente ligadas a integração Brasil e Bolívia, seguindo pela Rodovia Mario Nonato (RO 478), cruzando o rio Guaporé a partir do Porto de Conceição, na comunidade Príncipe da Beira, e segue pela Ruta 09, na Bolívia, dando acesso a Trinidad, La Paz, e aos portos do Chile e do Peru. Projeto este, defendido há mais de uma década por moradores de ambos os países e pelo setor produtivo, de grãos e da pecuária, da região centro norte do Brasil. Tal movimento tem a liderança do então deputado estadual Lebrão, hoje deputado federal.
A deputada Lebrinha entende que este é um grande momento para Rondônia. O acesso pelo vale do guaporé será uma oportunidade de desenvolvimento para uma das regiões mais ricas de Rondônia, pela sua diversidade natural, cultural e produtiva. “Com este acesso pelo Vale do Guaporé, e com o acesso também via Guajará Mirim, seremos um ponto de conexão estratégico com todas as regiões do país. Além de ampliarmos nossas fronteiras, seremos caminho obrigatório de importação e exportação, referência em todo o Brasil.” disse Lebrinha em comemoração ao início do projeto topográfico.
![Imprimir](/img/core-img/impressao.png)