Publicada em 14/06/2023 às 13h13
Como forma de estabelecer estratégias para prevenir doenças ocupacionais e promover qualidade de vida do servidor público municipal, a Secretaria Municipal de Administração (Semad), através da Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO) e Divisão de Planejamento e Desenvolvimento de Projetos de Saúde (DIPDS), criou o Programa Bem me Quero, com a finalidade de prevenir doenças ocupacionais, a obesidade, diabetes, hipertensão, tabagismo, álcool e drogas.
Na sexta-feira (16) é a vez dos servidores do Centro de Zoonoses receberem o serviço, a partir das 9h, quando serão realizadas atividades laborais, palestra sobre prevenção ao tabagismo, álcool e drogas, além da apresentação dos programas desenvolvidos pela DIPDS.
O projeto acontece em parceria com o Sesc, Faculdade São Lucas e o Centro de Treinamento Alisson Saucedo, e é dividido em duas etapas. A primeira fase chamada de “Identificação e Encaminhamento”, é quando o servidor passa por uma avaliação biopsicossocial, biológica, psicológica e social, onde é possível identificar em qual dessas doenças o servidor se enquadra.
Após o resultado, um psicólogo e equipe médica apresentam o programa. O servidor assina um termo de consentimento para participar do programa e realiza a inscrição. Na segunda fase, denominada “Boas Práticas”, o servidor recebe todo o suporte quanto à alimentação adequada, prevenção dos adoecimentos, participa de atividades físicas no centro de treinamento, terapias complementares, roda de conversa em grupo e individual, e acompanhamento da satisfação pessoal e autoestima.
O Bem me Quero foi lançado oficialmente dia 11 de maio deste ano, na sede da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) e, até o momento, 81 servidores estão inscritos no programa.