Publicada em 08/06/2023 às 09h45
O Ministério Público de Rondônia deu posse nesta quarta-feira (7/6) ao Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo no cargo de Procurador de Justiça, em cerimônia realizada no edifício-sede da Instituição em Porto Velho. Marcos Tessila ascende à segunda instância, após 28 anos de carreira, tendo dedicado, em sua atuação no primeiro grau, mais de duas décadas à área da infância e juventude.
A solenidade ocorreu durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, órgão presidido pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira. O ato foi prestigiado, em formatos presencial e virtual, por membros do Poder Judiciário, Executivo e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), além de integrantes do MPRO.
A investidura de Marcos Tessila no cargo foi formalizada pelo compromisso em juramento e assinatura do termo de posse -, rito conduzido pelo secretário do Colégio, Procurador de Justiça Marcelo Lima de Oliveira. Após os atos, o novo integrante do colegiado recebeu a Medalha da Ordem do Mérito do Ministério Púbico de Rondônia – Grau Grã Cruz.
Representando o Colégio de Procuradores, o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Eriberto Gomes Barroso, deu as boas-vindas ao empossado, citando sua trajetória na Instituição. Fazendo referência aos cargos já ocupados pelo Membro na alta Administração, ressaltou a capacidade administrativa e de gestão do novo Procurador, além do reconhecido desempenho na área finalística. “Vossa Excelência traz como bagagem a experiência na resolução dos problemas da sociedade. Temos certeza de que contaremos com suas ideias inovadoras e visão de futuro no segundo grau”.
Falando em nome da Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO), o Promotor de Justiça Marcelo Lincoln Guidio pontuou a técnica e conhecimento do empossado na seara administrativa, destacando as incursões pela área do planejamento, seu conhecimento em políticas públicas e sua longeva e bem-sucedida atuação na Promotoria da Infância. “Sua chegada adiciona ainda mais qualidade ao Colégio de Procuradores”, disse.
Novo Procurador - Em seu discurso, o empossado falou do senso de realização nutrido ao longo de 28 anos de carreira no MPRO, órgão que, conforme ressaltou, permitiu-lhe conhecer pessoas, histórias e instituições, promovendo amplo crescimento pessoal e profissional. Marcos Tessila lembrou o exercício de suas funções como Promotor de Justiça, sublinhando a atuação na área da infância por aproximadamente 20 anos e destacou o rico período de convivência com os atores da rede de proteção como elemento fundamental para a obtenção de transformação social e promoção da Justiça.
Ao projetar sua atuação no mais alto posto da carreira, pontuou a importância da unidade e indivisibilidade do Ministério Público, colocando-se como parte da engrenagem que conduz a atuação institucional. “No Colégio de Procuradores de Justiça compartilharei da experiência vivida por vários membros. Com alguns, tive a oportunidade de dialogar, laborar e defender ideias. É a experiência acumulada. O repositório histórico e norteador dos destinos da Instituição. Espero poder contribuir e, dessa fonte, também poder absorver os melhores valores”, afirmou.
O novo Procurador mencionou a satisfação pela promoção ao segundo grau pelo critério de merecimento, agradecendo à Instituição, ao Conselho Superior, ao Colégio de Procuradores, membros, servidores e à família, que sempre o apoiou e esteve presente no exercício da vida ministerial.
Encerramento - Ao encerrar a cerimônia, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, destacou a biografia do integrante, ressaltando seu elevado espírito público, senso de Justiça e compromisso com a missão do MP de Rondônia. “A experiência de Vossa Excelência enriquecerá ainda mais a composição de nosso colegiado. Ganham a Instituição e o povo de nosso Estado”.
Participaram da solenidade de posse o Corregedor-Geral do MPRO, Procurador de Justiça Cláudio Silveira; o Presidente do Poder Judiciário de Rondônia, Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia; o Desembargador Miguel Mônico Neto; o Corregedor Auxiliar da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Victor Hugo de Souza Lima; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Adilson Moreira, a Presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia, Juíza Euma Tourinho; a representante da OAB/RO, advogada Aline Silva; o Chefe do Estado Maior da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Coronel Renato da Silva Rodgers; o representante do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC), Tenente-Coronel Stenio, entre outras autoridades.
Trajetória – Marcos Tessila ingressou na carreira do Ministério Público de Rondônia em 12 de maio de 1995, após aprovação no oitavo concurso da Instituição.
Teve como primeira lotação a Promotoria de Justiça de Ariquemes, onde atuou por nove anos. Na área finalística, exerceu suas funções predominantemente na área da Infância e Juventude. Ao longo de sua trajetória, ocupou diversos cargos na Instituição, como de Secretário-Geral; Coordenador de Planejamento e Gestão; Diretor do Centro de Atividades Judiciais (CAEJ); Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, tendo, por três oportunidades, atuado como Diretor do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOP-INF). Recentemente, foi nomeado Diretor do Centro de Apoio Operacional Unificado.