Publicada em 05/06/2023 às 11h32
O Ministério Público de Rondônia apresentou soluções tecnológicas desenvolvidas pela Instituição durante congresso promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), voltado para o debate de inovações e fomento de reflexões acerca dos desafios do MP brasileiro no universo digital. O evento foi realizado no período de 31 de maio a 2 de junho, em Florianópolis (SC).
Participaram os Promotores de Justiça Elias Chaquian Filho (Coordenador do Núcleo de Políticas de Tecnologia da Informação) e Felipe Magno Silva Fonseca (Encarregado de Proteção de Dados do MPRO), além dos analistas Eliéber Nascimento de Souza, Marcelo Douglas dos Santos e Cléber de Oliveira Seixas.
Na ocasião, a equipe do MP rondoniense apresentou os sistemas Extradigital, desenvolvido para o controle de procedimentos extrajudiciais do MPRO; Agnom, criado para gerenciar atividades dos oficiais do Ministério Público, mediante uma série de recursos, dentre os quais, gestão de documentos, envio digital de ofícios e, ainda, a integração com o pacote Office 365, da Microsoft. A esse respeito, os integrantes informaram que o MPRO desenvolveu solução para integrar o editor do Office aos sistemas da Instituição. Tal implementação resolveu o problema das aplicações web que fazem uso de editores de texto, facilitando seu uso e potencializando resultados. Conforme enfatizaram os representantes da Instituição, o recurso pode ser reproduzidos por outros MPs do País.
O Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público teve como foco o compartilhamento de ideias sobre projetos, experiências e iniciativas de inovação. O evento foi promovido pela Estratégia Nacional do MP Digital e pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, com apoio do Ministério Público do Estado de Santa Catarina.