Publicada em 22/06/2023 às 11h34
A Nasa divulgou na quarta-feira (21) uma imagem mostrando que o El Niño está de volta.
O El Niño é um fenômeno que promove o aquecimento das águas (e deixa o nível do mar mais alto) no Oceano Pacífico. Quando ele está em atuação, o calor é reforçado no verão e o inverno é menos rigoroso.
❄️ A estação mais fria do ano começou oficialmente na quarta no hemisfério sul.
A imagem da Nasa (veja acima) mostra as "anomalias" da altura da superfície do mar no Oceano Pacífico, observadas entre os dias 1 e 10 de junho.
Segundo a Nasa, os tons de azul indicam níveis do mar abaixo da média; o branco representa as condições normais do nível do mar; e os vermelhos indicam áreas onde o oceano estava mais alto do que o normal.
No El Niño, a água se expande à medida que esquenta, então o nível do mar tende a ser mais alto em locais com água mais quente.
Os dados da imagem foram captados pelos satélites Sentinel-6 Michael Freilich e Sentinel-3B e processados por cientistas do Laboratório de propulsão a Jato (JPL) da Nasa.
O El Niño é a fase positiva do fenômeno chamado El Niño Oscilação Sul (ENOS). Ou seja, quando ele está em atuação, o calor é reforçado no verão e o inverno é menos intenso. Isso ocorre porque ele dificulta o avanço de frentes frias no país, fazendo com que as quedas sejam mais sutis e mais breves.