Publicada em 19/06/2023 às 10h45
Profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tomaram posse na primeira Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) da Maternidade Municipal Mãe Esperança e das redes de Urgência e Emergência de Porto Velho. Os novos integrantes foram empossados, na última quinta-feira (15), pelo Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren/RO). O objetivo é orientar e conscientizar a respeito do exercício ético-profissional da categoria.
As CEEs são representativas dos Conselhos Regionais de Enfermagem dentro das unidades de saúde, com funções educativas de orientações e vigilância no exercício ético e disciplinar dos profissionais. Além disso, as comissões de ética têm a finalidade de prevenir ocorrências de denúncias acerca de imprudência e negligência na assistência de enfermagem.
A constituição das CEEs é definida por meio de eleição ou indicação dos diretores das unidades e gerentes de enfermagem, obedecendo aos critérios específicos de cada instituição. Para compor as CEEs é necessário a nomeação de, no mínimo, três profissionais de enfermagem para a representação.
Na cerimônia realizada no auditório do Coren/RO, foram empossados dez profissionais de saúde da Semusa, entre presidentes, secretárias, membros e suplentes da comissão de ética.
Abilene Marques da Silva, coordenadora do departamento de implantação das comissões de ética das instituições de saúde, fala sobre a importância de formar comissões de ética dentro das unidades e ressalta que a posse é só o primeiro passo na execução do serviço.
Foram empossados dez profissionais de saúde da Semusa, entre presidentes, secretárias, membros e suplentes
“A gente entende a necessidade de uma comissão de ética, principalmente dentro das UPAs, por conta da quantidade de demandas a serem atendidas. É um caminho longo a se trilhar, mas com a ajuda de vocês, vamos contribuir muito para todo serviço prestado dentro das redes de saúde. Hoje concluímos a primeira etapa, mas o trabalho não para por aqui, ainda temos as capacitações que vão preparar ainda mais os profissionais para atuação direta na comissão”, enfatiza a coordenadora.
Segundo a diretora da Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME), Maria Alzenir, instituir a primeira comissão de ética de enfermagem dentro da MMME é um sentimento de honra e desafio.
“Ao longo desses 17 anos da maternidade é a primeira vez que conseguimos formar esta equipe. A sensação de conquista vem acompanhada de desafios que acreditamos que vão ser superados ao longo do trabalho que visa a melhoria dos serviços no âmbito da ética profissional”, afirma a diretora.
O enfermeiro Edmilson Bezerra Cruz Junior, que atuará como presidente da comissão de ética das redes de urgência e emergência, destaca como o serviço funcionará na prática.
“A comissão de ética será um braço do Coren dentro das unidades. Nosso intuito é estabelecer um relacionamento entre nosso conselho regional e os nossos profissionais de enfermagem, com isso, a gente vai conseguir ter um olhar mais amplo avaliando a situação e conseguir fazer um levantamento mais preciso. Além de claro, orientar da melhor forma possível sobre questões de ética dentro do serviço, essa comissão já vem sendo planejada a algum tempo e hoje temos o sentimento de dever cumprido”, frisa.