Publicada em 09/06/2023 às 15h22
Dentre os diversos jogos que tiveram importância para o desenvolvimento da cibernética, o xadrez ocupa lugar de destaque revelando-se excelente modelo de atividade heurística. Segundo Puchkin: tornou-se este jogo uma espécie de pedra de toque para vários meios de modelação do intelecto humano. É por seu intermédio que se faz o controle dos princípios de funcionamento dos computadores eletrônicos. [...] Exatamente essas peculiaridades do xadrez: por um lado à complexa atividade mental, por outro a simplicidade dos elementos iniciais, tornaram esse jogo apropriado campo para a análise cibernética. [...] Desse modo, no decorrer do jogo de xadrez, contrapõe-se ao intelecto humano um imenso ambiente que, pela sua riqueza de características, se assemelha ao mundo real.
VALORES EDUCACIONAIS DO XADREZ
Um dos conceitos fundamentais para que a prática do jogo progrida, é a contribuição que ele pode proporcionar ao praticante, nessa perspectiva temos o jogo de xadrez como grande coadjuvante escolar, pois a partir da prática, o jogador consegue desenvolver várias habilidades, como: “pensamento lógico”, poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão e a coragem, a inteligência e o interesse pelas línguas estrangeiras’’, PARTOS apud FERRACINI (1998, pg. 37).
Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, dentre elas temos: Inteligência Lógica Matemática, Inteligência Linguística, Inteligência Espacial, Inteligência Sinestésica, Inteligência Intrapessoal, Inteligência Interpessoal, Inteligência Musical, (GARDNER, 1994), Gardner destaca que o xadrez desenvolve a Inteligência Lógico-Matemática, bem como a Inteligência Espacial:
A Inteligência Espacial é a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial, ou seja, facilidade em observar uma matéria num determinado plano móvel. (GARDNER, 1994, pg. 149)
Muitos estudiosos comprovaram em seus estudos os benefícios do jogo e assim desenvolveram muitos conceitos significativos.
Alfred Binet que foi o criador dos testes de quociente da inteligência e professor da Universidade da Sorbonne, em Paris, “iniciou suas experiências sobre algumas das possíveis contribuições do xadrez para o desenvolvimento intelectual, suas conclusões, que abordaram a memória, a imaginação, o autocontrole, a paciência e a concentração” (PIMENTA, 2002, pg.6).
Na universidade de Gand, “um estudo observou que um grupo experimental de alunos da 5º serie que receberam aula de xadrez durante dois anos, tiveram resultados superiores dos demais alunos que não jogaram xadrez, os testes aplicados, eram de cognição do tipo proposto por Piaget” (CHRISTIAEN; VERHOFSTADT, 1981).