Publicada em 12/06/2023 às 16h23
Foi detalhando com precisão a rotina no trânsito que a Ângela Lúcia, aluna da Escola Municipal Eng. Francisco Erse, consagrou seu desenho como um dos vencedores do concurso alusivo ao “Maio Amarelo”. Os vencedores, estudantes da rede municipal de ensino, foram premiados em uma cerimônia na manhã desta segunda-feira (12).
“Foi minha professora que me inspirou a fazer o desenho. Aprendi que cada cor do semáforo tem um significado. A cor vermelha é para o motorista parar, a cor amarela significa atenção e a verde autoriza o motorista seguir”, explica a aluna da escola do bairro Cuniã.
Foi escolhido um aluno vencedor de cada uma das dez escolas participantes
A conclusão pode parecer óbvia para muitas pessoas, mas o cumprimento dessa e de outras regras de trânsito não tem sido observado da forma desejada. O resultado disso são os constantes flagras de infrações, multas aplicadas e acidentes graves envolvendo motoristas e pedestres.
“Infelizmente Porto Velho ainda é conhecido por ter um trânsito perigoso, o que muito se deve à falta de educação e desatenção dos motoristas e pedestres. Por isso, por determinação do prefeito Hildon Chaves, a Prefeitura tem investido, cada vez mais, na educação no trânsito, pois acreditamos que é possível mudar o comportamento dos motoristas antes de recorrer à aplicação de multas. E nada melhor do que trabalhar isso na mente dos futuros motoristas”, explica o titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (Semtran), Anderson Pereira.
Vencedores receberam uma bicicleta como prêmio
A estratégia do município foi levar, ao longo do último mês, as regras fundamentais do trânsito para dentro do ambiente escolar, como a utilização do cinto de segurança, travessia segura para pedestres, conhecimento das sinalizações, entre outras. Para reforçar todo o aprendizado, a Prefeitura promoveu um concurso literário com o tema “No Trânsito, Escolha a Vida” e um segundo concurso de confecção de desenhos com base no mesmo tema.
Ao todo, dez escolas municipais que aderiram à campanha tiveram um de seus alunos vencedores. Os finalistas receberam uma bicicleta como premiação, durante uma solenidade na Escola Carmela Dutra.
“É muito importante trabalhar a educação no trânsito no ambiente escolar, até porque é daqui que sairão os futuros condutores de Porto Velho. Já para os que estão nas ruas é importante que eles entendam que desrespeitar as regras no trânsito traz inúmeras repercussões negativas, como prejuízos financeiros a eles e ao município e, principalmente, um prejuízo de vidas, seja com sequelas ou até mesmo com perdas. Esse é um cenário que esperamos mudar com a contribuição de todos”, acrescentou o secretário-geral de Governo, Fabricio Jurado.
Foto: Wesley Pontes