Publicada em 29/06/2023 às 14h53
A premiação aos alunos do 5º ano das escolas municipais de Porto Velho, que foram vencedores do 3º Concurso de Desenho Infantil, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, será entregue nesta sexta-feira (30), em solenidade programada para às 17h, no Mercado Cultural.
O concurso é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que organizou o certame, tendo como tema central “Soluções para a poluição plástica”. O objetivo do concurso foi estimular os alunos a refletirem sobre possíveis soluções para o problema, bem como o descarte incorreto desse material na natureza e os impactos negativos no futuro do planeta.
De acordo com o secretário da Sema, Robson Damasceno, a entrega da premiação encerrará o ciclo de eventos alusivos à Semana do Meio Ambiente. "Esse trabalho junto com as crianças visa debater o tema meio ambiente desde cedo, para criarmos uma consciência ambiental e uma responsabilidade na formação dos nossos alunos", disse Damasceno.
A equipe organizadora está empolgada com o andamento e desenvolvimento do concurso, pois, com relação ao ano passado o número de inscritos dobrou. "Este ano foram 1.576 inscritos, com alunos da capital e dos distritos participando. É um número satisfatório, sinal de que as escolas estão abraçando o concurso dedicando-se a conversar com os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e isso, certamente terá efeitos positivos para o meio ambiente. Para cada desenho elaborado, a criança teve que parar e pensar sobre o tema, no problema e a solução. E uma das coisas que o tema do concurso propõe é a reflexãos sobre os perigos do consumo excessivo praticamos no dia a dia", disse Joana Oliveira, diretora do Departamento de Políticas Ambientais.
No total, serão 50 estudantes premiados, matriculados em mais de 20 escolas municipais de Porto Velho, sendo que os três primeiros colocados vão ganhar um tablet cada. A Escola Raimundo Agostinho teve seis alunos entre os 50 vencedores. Já as escolas Wadih Darwich e Guadalupe registraram cinco alunos, cada uma, entre os premiados.