Publicada em 30/06/2023 às 14h58
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou encontro promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por meio da Visão Mundial, com a temática “Acolher e proteger: como promover espaços de escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”, em Porto Velho.
O encontro está de acordo com o Resultado Sistêmico 6 do Selo Unicef e teve como objetivo realizar o balanço sobre os resultados, com foco na implementação da Lei da Escuta Protegida, que proporciona espaço para a troca de experiências e discussões.
As ações em Ji-Paraná acontecerão de forma intersetorial, envolvendo as secretarias municipais de Assistência Social e Família (Semasf), Saúde (Semusa) e Educação (Semed). Os atendimentos serão realizados em ambientes escolares e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A escuta protegida tem a finalidade de direcionar um profissional, em cada instituição da Rede Municipal, e assim, para realizar o registro dos relatos e encaminhar aos órgãos competentes, sem que a vítima precise repetir diversas vezes sobre a violência.
Segundo a superintendente de Gestão Escolar, Dalila Maitê Sena, o evento foi essencial para esclarecer dúvidas a respeito da escuta especializada. “A Rede Municipal de Ensino vai implantar a escuta em todas as escolas e cada instituição vai ter um profissional competente para registrar os casos”, pontuou.