Publicada em 20/06/2023 às 09h43
A equipe da Coordenação de Negócios Estratégicos do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, esteve em Cacoal visando o fomento do Projeto Meetur. Na ocasião, a proposta visa o desenvolvimento das competências para utilização da metodologia do Senac, propiciando a realização das consultorias de diagnósticos situacionais com as empresas ligadas ao trade do turismo local.
Paralela à formação, foram realizadas visitas aos empresários locais, apresentando o projeto e convidando-os para o lançamento oficial no Sebrae. No lançamento, houve a participação de autoridades locais, entre elas a Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Cacoal, Daniela Bianchini, representantes do poder legislativo municipal e os empresários do segmento de turismo do município e gestores do Senac e Sebrae.
A recepção ao projeto Meetur foi muito bem avaliada, tendo como proposta a realização de diversos atendimentos em Cacoal, com consultorias em Diagnóstico Situacional com os empresários do segmento, visando melhorias dos serviços realizados por Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (MEI) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), do segmento de turismo no Estado de Rondônia. O serviço de Diagnóstico é uma ação idealizada pelo Sebrae/RO e executada pelo Senac/RO, com objetivo da elaboração e entrega do Plano de Ação com fundamento nas perspectivas empresariais, tais como: Comercial, Desenvolvimento Tecnológico, Financeira/Fiscal, Gestão, Marketing, Recursos Humanos e Socioambiental.
Para o Diretor Técnico do Sebrae/RO, Alessandro Macedo, conhecer as oportunidades do município, e a situação de sua própria empresa, o empreendedor têm condições de desempenhar melhor suas atividades, criar serviços que preencham lacunas de mercado tornando Cacoal um destino ainda mais atrativo para o turista.
“O Meetur é uma inciativa que complementa outras estratégias do Sebrae/RO voltadas para esta atividade econômica, tal como a produção dos Planos Municipais de Turismo, resultado de convênios firmados com as prefeituras. Assim, nos municípios onde as duas inciativas se encontram, como é o caso de Cacoal, o Plano Municipal de Turismo traz um diagnóstico da localidade como um todo, enquanto o Meetur leva o diagnóstico para as empresas do setor de forma individualizada”, ressaltou Alessandro Macedo.
Já para o Coordenador de Negócios Estratégicos do Senac, Uíliam Barros de Andrade, a implementação e desenvolvimento do projeto Meetur em Cacoal, tende a fortalecer os laços entre Senac e Sebrae, além de colaborar para o município de Cacoal.
“A parceria firmada entre Senac e Sebrae para o desenvolvimento do Meetur é extremamente favorável para atender as demandas do segmento empresarial, pois oportuniza de forma gratuita, o recebimento de serviço especializado de diagnóstico, com entrega de plano de ação e relatório técnico, contendo informações necessários ao desenvolvimento de ações para o aperfeiçoamento das empresas.”, destacou o Diretor.