Publicada em 02/06/2023 às 09h46
Para garantir uma melhor operacionalização do dinheiro público, com foco na geração de resultados, a Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão – Sepog, por meio da Gerência de Convênios e Captação de Recursos – GCCR, encerrou na quarta-feira (31), a capacitação módulo C, referente aos atos preparatórios e execução de registros de licitações aos analistas envolvidos nos processos de convênios da rede municipal, estadual e representantes do terceiro setor, dos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “a utilização correta do sistema de convênio pelos servidores públicos, trará mais rapidez na aprovação dos projetos, eliminando reprovações e, consequentemente, desencadeando mais recursos para benefício da população”, ressaltou.
O objetivo do curso foi multiplicar conhecimento aos participantes, quanto ao manuseio correto da plataforma Transferegov, ferramenta na qual se captam recursos do Governo Federal por meio de projetos, em um ambiente virtual de treinamento, simulando uma situação real. Segundo a secretária da Sepog, Beatriz Basílio, todos os recursos via União são administrados através do Transferegov. “Um projeto elaborado dentro das normas e cadastrado corretamente, dá celeridade ao processo”, disse.
O treinamento é dividido em três fases: a primeira é o desenvolvimento do plano de trabalho, a juntada dos documentos e o cadastramento das propostas. A segunda é a fase de execução, direcionamento e pagamentos às empresas que venceram via licitação, e a prestação de contas. A terceira é direcionada à construção civil, com uma dinâmica mais específica.