Publicada em 09/06/2023 às 14h28
O Monte Anak Krakatoa, uma formação vulcânica formada pelos restos do milenar vulcão Krakatoa, na Indonésia, entrou em erupção nesta sexta-feira (9/6), e expeliu uma coluna de cinzas de mais de 3 mil metros de altura, segundo autoridades do país.
A formação, cujo nome significa “Filho de Krakatoa”, despejou cinzas sobre o estreito que separa as ilhas de Java – onde está localizada a capital indonésia, Jacarta – e Sumatra. Até a última atualização desta reportagem, não há relatos de danos ou vítimas causadas pelo fenômeno. As informações são da agência AFP.
Câmeras gravaram o momento em que o vulcão expeliu as cinzas, por volta das 8h46 no horário local (22h46 de quinta-feira, em Brasília).
Forças de segurança do país isolaram um raio de 5 km ao redor da cratera do vulcão. Este é o segundo maior nível de alerta no estado, após um aumento significativo nos alertas desde 2022, em razão da atividade vulcânica.
Em 2018, a cratera vulcânica desabou parcialmente, após uma enorme erupção que levou a um tsunami que matou mais de 400 pessoas no país.
Anak Krakatoa é uma pequena ilha vulcânica que surgiu no oceano 500 anos depois da erupção mortal do vulcão Krakatoa em 1883, que deixou mais de 35 mil mortos. A formação rochosa integra a lista dos 127 vulcões ativos da Indonésia.