Publicada em 29/07/2023 às 08h51
O atleta Lucas Laaksonen de Oliveira, que nasceu na Finlândia e mudou-se com os pais, a professora da Escola Kolping, Tuija Maria Laaksonen de Oliveira e o servidor público Everaldo Santos de Oliveira, do Detran, quando ele tinha 1 ano de idade, é um goleiro de 18 anos.
Lucas morou em Jaru praticamente toda sua infância e adolescência e saiu de casa pela primeira vez atrás do sonho de jogar futebol em 2021, quando tinha 15 anos.
Ele passou o primeiro semestre de 2021 morando e treinando no Saint Germain em Ji-Paraná (RO), até que em julho do mesmo ano teve a oportunidade de jogar no time de Arapongas (PR) onde ficou até o fim do ano no time Sub-17.
No começo do ano de 2022, Lucas foi escalado para o time Sub-20 de Arapongas. Porém em junho apresentou-se a oportunidade de disputar o Campeonato Gaúcho Sub-17 em Paraí (RS). Lucas ficou em Paraí até outubro daquele ano e depois retornou ao Paraná, desta vez para a cidade de Cambé, onde ficou até o fim do ano.
Desde o começo deste ano de 2023 ele disputou o Campeonato Capixaba Sub-20 no time de São Mateus (ES) e teve também algumas participações como reserva no time profissional do clube.
O time de São Mateus jogou neste mês de julho na 10ª Taça São Paulo. A Taça São Paulo é um campeonato organizado pela Federação Alternativa do Desporto do Estado de São Paulo. Este ano, 22 times participaram e a final foi disputada entre São Mateus (ES) e Elo Sport (SP). Elo acabou ganhando por 2 a 0, sagrando-se campeão. Além de ter conquistado o vice-campeonato, Lucas foi escolhido o melhor goleiro da categoria Sub-20 do torneio.
Após a Taça São Paulo, Lucas teve a oportunidade de transferir para o clube Independente de Limeira (SP), onde ele estreou no Sub-20 nesta quinta-feira (27/07).
Perguntado o que ele acha da experiência de ter saído de casa e do seu Estado atrás do sonho de jogar futebol, Lucas disse: “Está sendo muito bom, está valendo a pena. É cansativo, mas vale a pena ter se dedicado”.
Lucas está diante de mais um começo em um time novo, mas considera isso uma oportunidade de visar cada vez voos maiores.