Publicada em 18/07/2023 às 09h13
A cidade de Perito Moreno, localizada na província de Santa Cruz, na Argentina, registrou -22,5 °C nesta segunda-feira (17/7). A temperatura foi tão baixa que sequer a escala do Serviço Meteorológico Nacional (SMN) foi capaz de mensurar o frio na região.
Para ilustrar as diferenças de temperatura registradas no país, o órgão divulga mapas coloridos com base em uma escala que vai de -18 ºC a 42°C. Na arte divulgada nesta manhã, porém, a região mais fria aparece sem qualquer coloração.
Além de Perito Moreno, outras cidades da Patagônia registraram temperaturas bastante abaixo dos 0 °C. Maquinchao, por exemplo, alcançou -13 °C, enquanto Paso de Indios registrou 11,7 °C.
“As temperaturas superaram a escala. Perito Moreno registrou -22,5 °C esta manhã e nossa escala chega a apenas -18 °C”, informou o SMN. Uma onda de baixas temperaturas tem atingido o país e, na próxima terça-feira (18/7), é prevista a manhã mais fria da semana.
De acordo com informações do portal Télam, as baixas temperaturas levaram diversas localidades a emitir alertas amarelos. Nesta segunda-feira (17/7), o estado de atenção permanecida em vigor, por exemplo, na capital Buenos Aires.
O alerta amarelo, segundo o SMN, indica que as temperaturas podem gerar um efeito ligeiro a moderado na saúde, podendo haver perigo, sobretudo para grupos de risco.
Dessa forma, entre as recomendações, está evitar a exposição ao ar livre por períodos prolongados e agasalhar-se, além de se movimentar para gerar mais calor corporal.
Calor na Europa
A Europa se prepara para bater os recordes de temperatura, a onda de calor extrema atinge os países do hemisfério norte. Os termômetros da Itália devem superar os 45ºC nesta terça-feira (17/7), segundo autoridades locais.
Ondas de calor na Grécia e na Espanha colocam a população em alerta devido aos efeitos da crise climática. Cerca de 4.000 pessoas foram retiradas da ilha espanhola de La Palma devido a um incêndio florestal que atinge a região desde o último sábado (15/7).
Ventos fortes acabam agravando os perigos de novos incêndios na região mediterrânea. No último final de semana, também foram detectadas chamas nos arredores de Atenas, capital da Grécia, a temperatura na região já supera os 44ºC.