Publicada em 25/07/2023 às 16h05
Foram convocados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na sexta-feira (21), os candidatos aprovados na prova objetiva do primeiro domingo de julho. A reunião ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) para orientar para a próxima fase da eleição.
De acordo com o presidente do CMDCA, Gilson Lopes Soares, os candidatos estão sendo orientados para o que podem ou não fazer na etapa que antecede o pleito. Ele reforçou que após a eleição, todos os conselheiros tutelares escolhidos também participarão de uma capacitação para exercício da função.
São dez vagas para o município, cinco para cada conselho tutelar, que é um órgão municipal de caráter permanente e autônomo, não jurisdicional, com a função de zelar pelo cumprimento dos direitos instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A relatora da comissão eleitoral da CMDCA, Lidiane Tanazildo, frisou a importância da sociedade civil em participar da escolha dos conselheiros tutelares que vão atuar, proteger e fiscalizar a garantia dos direitos de meninos e meninas. Ela informou que todo cidadão, com o título de eleitor, deve participar da eleição dos novos conselheiros no dia 1º de outubro.
O presidente Gilson Lopes Soares enfatizou que toda a comunidade deve se envolver e não escolher um candidato por afinidade política ou religiosa, mas pela competência e comprometimento. O mandato é de quatro anos, de janeiro de 2024/2028.