Publicada em 04/07/2023 às 15h46
O curso de formação dos novos auditores de controle externo do Tribunal de Contas (TCE-RO) começou, nesta segunda-feira, 03. A atividade de capacitação é realizada pela Escola Superior de Conta (ESCon) e ministrada pela Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE).
Estiveram presentes à abertura da capacitação, o Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Paulo Curi Neto, e o Presidente da ESCon, Conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, assim como o Secretário-Geral de Controle Externo, Marcus Cezar Filho, e o Secretário-Geral Adjunto, Régis Ximenes.
Logo na abertura, após a apresentação dos novos servidores – estão presentes também, nesta primeira semana da formação, analistas de TI –, o Conselheiro Paulo Curi realizou uma palestra sobre a forma de atuação adotada pelo TCE rondoniense, nos últimos tempos, focada em diretrizes do seu Plano Estratégico, que envolve o período 2021/2028.
Pontuou, em especial, o eixo dedicado à melhoria das políticas públicas educacionais. “É uma atuação até certo ponto disruptiva, no momento em que não invade as competências do gestor, mas busca garantir que haja uma gestão um pouco melhor. Tudo com amparo constitucional”, ressaltou.
No caso da educação, conforme ele mesmo destaca, o propósito é que, por meio do trabalho realizado pelo Tribunal em cooperação com as redes de ensino público, seja possível que a criança rondoniense aprenda na idade certa.
CURSO DE 400 HORAS
Os novos servidores puderam falar sobre sua expectativa em relação à atuação no Tribunal de Contas
O curso de formação dos novos auditores de controle externo terá um total de 400 horas-aula.
A ação pretende desenvolver conhecimentos e habilidades para melhorar a fiscalização, o controle da arrecadação e da aplicação dos recursos públicos e os atos de gestão.