Publicada em 18/07/2023 às 10h19
A fase estadual dos Jogos Escolares (JOER) ocorrerá em Ji-Paraná no mês de setembro. A equipe de futsal da escola José Otino bicampeã do Macrorregional Porto Velho se prepara intensamente para a luta pelo tricampeonato. Na fase Porto Velho, o time derrotou o Sapiens por 4 a 2 na decisão.
Os treinos são realizados semanalmente, com finalidade da escolha e preparação dos atletas. Os jogadores precisam estar matriculados na escola para fazer parte do time.
- Esse ano vai ser muito mais difícil. A gente foi bicampeão, mas a gente espera lá no estadual equipes bem fortes. Equipes bem-preparadas assim como nossa também. Então é começar treinar agora visando essa etapa estadual. Porque é ela que dá vaga para o brasileiro esse ano. Então é treinar muito e continuar com a mesma pegada, com a mesma responsabilidade e colocar esses meninos no mais alto nível para poder competir com os outros municípios - disse Anderson Marques, responsável pelo time ao ge.globo/ro.
Mas, se engana quem pensa que apenas o dentro das quatro linhas importa. O atleta Lucas "tem que ter boa nota e mostrar talento dentro de campo" além ser campeão no futsal o aluno precisa ser bom sala de aula também.
- O título, a história está aí. Mas o importante mesmo é o processo, é a construção, desde a seletiva. De selecionar os meninos que são matriculados na escola. Verificar aqueles que tem potencial e habilidades para o esporte e desenvolver. Desenvolver essas habilidades nos treinamentos. A gente treina toda semana e muitas das vezes finais de semana também. Visando sempre melhorar as habilidades deles para que eles possam fazer parte do time e realizarem o sonho de serem campeões do JOER e quiçá do brasileiro também. Então o trabalho, o processo, a construção ela é muito mais importante do que a medalha e o título lá que a gente obteve - reflete.
O futsal infantil masculino além do sucesso no Joer conquistou uma vaga para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) na cidade do Rio de Janeiro na última temporada, levando o nome de Rondônia no cenário esportivo do país. Os alunos estão focados em ganhar a fase estadual do JOER com treinos intensivos, mostrando sua habilidades.
- O nível do brasileiro é um nível muito forte, porque nós temos equipes do sul e do sudeste. Que são equipes que jogam mais do que nós aqui da nossa região. Que treinam mais também. Então tem que superar, tem que se superar para poder vencer esses grandes centros aí que onde o futsal é bem desenvolvido - analisa.