Publicada em 19/07/2023 às 15h27
O time de handebol feminino juvenil da escola João Bento da Costa garantiu vaga para fase Estadual dos Jogos Escolares (JOER) em Cacoal nos dias 3 a 8 de agosto. A equipe é tricampeã do Macrorregional de Porto Velho. Na fase da capital, a equipe derrotou Major Guapindaia 20 a 13 na final.
- Já fazem anos que começamos um trabalho na escola. Somos tricampeões do pré-JOER no feminino, no masculino. Aqui no JBC fazemos nossa atletas. Não existem peneiras, quase ninguém quer praticar a modalidade, é no peito e na raça no João Bento - disse Inaldo Lacerda, um dos técnico do time.
Não tem outro segredo não. O segredo todo aqui nosso é o trabalho, o treinamento. Costuma-se falar assim: o tempo que a gente passa aqui do portão da escola. Nós temos duas horas de treinamento. Então a gente faz render justamente essas duas horas. Seriedade, sem brincadeira, então é nisso que a gente se apega, no treinamento, no trabalho mesmo. Não tem segredo não.
A pivô ou ponta Sther Kamylle, de 17 anos, é capitã do time feminino. Como a formação do elenco é feita na própria instituição, a jogadora afirma ter se encontrado na modalidade.
- É muito gratificante para mim porque o handebol é minha segunda casa. A quadra é minha segunda casa. Me identifico aqui no time de handebol do João Bento da Costa. Me encontrei na quadra e não é de agora. Sempre senti amor pelo esporte e hoje estou aqui - revela.
Parte da comissão, Hélio Plutos, acredita que, pela continuidade da equipe, o JBC pode fazer a diferença na fase estadual.
- O trabalho veio lá atrás. Esse ano, digamos assim que somos uns dos favoritos a ganhar no feminino - afirma.
Hélio ainda chama atenção para a importância do esporte no desenvolvimentos dos jovens.
- O interior vem desde cedo trabalhando. Nós encontramos a dificuldade de conseguir atletas, de pais liberarem. Os alunos do João Bento começam a trabalhar cedo demais. Tem hoje a violência que os pais sempre vem e cobram da gente: "O meu filho tem que embora mais cedo. Professor tá na hora". Temos essa dificuldade e quando chegamos lá no JOER é que vamos ver como nós estamos trabalhando e a dificuldade para manter uma equipe de handebol hoje. Essa parte aí é muito difícil e quando chega na fase final. Cacoal e as outras escolas estão acima de nós. Mas Graças a Deus nós levamos esse trabalho e vamos a frente - conta.
A gente consegue burlar justamente treinando mais do que a gente consegue. Aqui a gente tem dois períodos na escola, mas a gente vai para amistosos, vai para outras quadras. Para tentar minimizar essa diferença de qualidade do interior para a capital. Treinando, a gente treina muito mais do que a gente poderia.
— Inaldo
A equipe juvenil feminina do João Bento é composta pelas seguintes atletas:
Ana Vitória
Maria Clara
Sther Kamylle (C)
Fernanda
Luana Vitória
Hevellyn Vitória,
Eduarda Kento
Tina
Yasmin Gomes
Beatriz Gomes