Publicada em 21/07/2023 às 14h49
Na contínua busca por boas práticas nas rotinas de trabalho e modernização dos serviços públicos, uma equipe técnica do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) visitou os Tribunais de Contas de São Paulo (TCE-SP) e da União (TCU) para conhecer projetos relacionados à Inteligência Artificial (IA).
A troca de experiências permitiu entender os principais desafios enfrentados pelos tribunais ao implementar os projetos de IA, desde questões técnicas até aspectos organizacionais.
Os encontros estão em sintonia com o projeto do Tribunal de Contas de Rondônia para desenvolvimento em Inteligência Artificial
Foram exploradas etapas, recursos e estratégias para diversas tecnologias, como “machine learning”, processamento de linguagem natural e visão computacional, além do uso de serviços em nuvem.
Os aprendizados adquiridos permitiram preparar o TCE-RO para dar continuidade ao seu projeto interno de desenvolvimento em IA. Possibilita, ainda, a adoção de soluções mais avançadas e eficientes no cumprimento das atividades internas dos servidores.
A equipe técnica do TCE-RO foi composta pelo secretário de Tecnologia da Informação, Hugo Viana Oliveira, pelo coordenador de Sistema da Informação, Rafael Vieira, e pelo analista de TI, Daniel Marques.