Publicada em 01/07/2023 às 08h24
A Marinha do México apreendeu um narcossubmarino com 3,5 toneladas de cocaína no Oceano Pacífico. Segundo informações divulgadas pelas autoridades mexicanas, a embarcação foi interceptada na última terça-feira (27/6) e cinco pessoas de diferentes nacionalidades foram detidas.
A embarcação de aproximadamente 26 metros de comprimento, tem dois motores internos e possui autonomia para navegar durante 20 dias. A Marinha mexicana informou que é a maior embarcação do gênero apreendida no país.
A operação da Marinha contou com o apoio de um helicóptero de patrulha. A embarcação estava semi submersa e, ao avistarem a aeronave, os suspeitos subiram para o casco do semissubmersível.
Dentro da embarcação os militares encontraram 186 pacotes recheados com cocaína. O material apreendido e as pessoas presas foram encaminhadas para La Paz, na Baixa Califórnia.
As autoridades mexicanas afirmaram que ao longo de 2023 um total de 21.295 quilos de cocaína foram apreendidos no mar e 121 pessoas foram presas suspeitas de tráfico de drogas.