Publicada em 07/07/2023 às 09h06
A Marinha dos Estados Unidos acusou o Irã, nesta quinta-feira (6/7), de capturar um navio de carga nas águas internacionais do Golfo Pérsico. Segundo a força norte-americana, a embarcação foi tomada pela Guarda Revolucionária do Irã.
No comunicado divulgado pela Quinta Frota da Marinha dos EUA, os militares avaliaram que as ações iranianas “não justificam mais respostas”. É a terceira tentativa de forças do Irã de apreender navios internacionais em dois dias.
“As forças dos EUA permanecem vigilantes e prontas para proteger os direitos de navegação do tráfego marítimo legal nas águas críticas do Oriente Médio”, afirmou o porta-voz da Quinta Frota dos EUA, comandante Tim Hawkins.
O navio apreendido não emitiu nenhum pedido de socorro, segundo o oficial da Marinha norte-americana, o que aumenta as suspeitas de que a embarcação está envolvida em contrabando.
Na última quarta-feira (5/7), a Marinha dos EUA impediu a captura de dois navios petroleiros pelo Irã em águas internacionais no Golfo de Omã. Os militares norte-americanos afirmam ainda que as forças iranianas abriram fogo contra uma das embarcações e atingiram uma área próxima ao alojamento da tripulação.
A região do Golfo é uma das principais na produção de petróleo mundial e detém um alto índice de reservas petrolíferas.