Publicada em 05/07/2023 às 15h13
Os membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) foram empossados na manhã desta quarta-feira (5), em solenidade no auditório do Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, conduzida pelo secretário-geral de Governo, Fabricio Jurado, que representou o prefeito Hildon Chaves.
"Foi uma decisão do prefeito implantar o Compir, que foi instituído em 2014, mas agora é efetivada com a posse dos membros. A Secretaria Geral e toda a estrutura da Prefeitura estão à disposição para colaborar com a sua atuação, que se volta a promover a igualdade racial e a discutir políticas públicas que estabeleçam mecanismos de enfrentamento à discriminação racial", destacou Jurado.
Elsie Shockness, servidora da Semasf escolhida para presidir a entidade
O secretário municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Claudi Rocha, o vereador Joel da Enfermagem, que integra o conselho, o presidente da OAB/RO, Márcio Nogueira, o advogado Vitor Nóe, da Associação Esportiva Barra Vento, que também integra o Compir, compuseram a mesa ao lado de Elsie Shockness, servidora da Semasf escolhida para presidir a entidade, que é composta por membros da sociedade civil e da gestão municipal.
São dez entidades representativas da sociedade que integram o Compir, definidas através de processo público, aberto pela Semasf. Cada uma possui um membro titular e outro suplente. O conselho vai exercer funções consultivas, deliberativas e também fiscalizadoras.
Integram o Compir as entidades: Associação Beradeiro, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Rondônia (OAB/RO), Faculdade Uniron, Associação Esportiva Barra Vento, Associação Comunidade Indígena Kaxarari da Pedreira, Instituto de Empreendedorismo, Inovação e Pesquisa de Rondônia Vamos Fazer; Conselho Regional de Psicologia, Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero), Federação dos Cultos Afros Religiosos Umbanda e Ameríndios de Rondônia (Fecauber) e Arquidiocese de Porto Velho.
Representantes das secretarias Semasf, Semusa, Semed, Semdestur e Sempog, além da Funcultural e Procuradoria Geral do Município, junto com a Câmara Municipal, Unir e Defensoria Pública do Estado completam os membros do Compir.