Publicada em 24/07/2023 às 14h40
Acontece no Ministério Público de Rondônia (MPRO) nesta segunda-feira (24/7) e na terça (25/7), em Porto Velho, o seminário "Estratégias para o combate ao crime ambiental na Amazônia". O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), que desenvolveu o projeto Amazônia em Foco.
O seminário é uma ação complementar ao curso “Combate ao crime ambiental na Amazônia Legal”, que capacitou agentes e oficiais das Polícias Civil e Militar com atuação no combate a ilícitos ambientais.
Na abertura do evento, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, destacou que o MPRO sempre estará de portas abertas para receber encontros voltados à defesa do meio ambiente, sobretudo à defesa da Amazônia.
“O Ministério Público tem atuação muito forte e contundente na área cível, principalmente por meio das Ações Civis Públicas e Ações Diretas de Inconstitucionalidade. É uma luta contínua e difícil. No entanto, o MP também precisa estar preparado para atuações criminais contra os ilícitos ambientais. Porém essa proteção só é efetiva com a participação de todos, desde a Polícia Ambiental, a Civil, os órgãos de fiscalização, autarquias. Todos têm que atuar em conjunto e essa capacitação é muito importante, pois é um esforço nesse objetivo”, comentou o Procurador-Geral de Justiça.