Publicada em 14/07/2023 às 10h50
O município de Vilhena poderá ser contemplado com 15 novos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil, do Governo Federal. A notícia foi divulgada pela Prefeitura nesta quarta-feira, 12, após o Ministério da Saúde tornar público o resultado preliminar da solicitação do número de vagas dos municípios e Distrito Federal.
Segundo Wagner Borges, secretário municipal de Saúde, desde a retomada do programa, a equipe da Secretaria tem se dedicado a ampliar a cobertura dos serviços de saúde no município. Para isso, Vilhena aderiu ao edital n° 11, de 16 de junho, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), utilizando o modelo de coparticipação. Nesta modalidade, é autorizado que o valor da bolsa dos profissionais do programa, de R$12.386, seja descontado do repasse que o Ministério da Saúde faz ao município.
"Nesse modelo, o Ministério deduz do piso de Atenção Primária à Saúde o valor mensal destinado à formação dos médicos, e nós ficamos responsáveis pelo pagamento dos auxílios moradia e alimentação. Esse método de contratação garantirá à prefeitura um custo menor, agilidade na reposição dos profissionais e sua permanência no município", destacou Wagner.
Os médicos que serão convocados por meio do programa atuarão nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, fortalecendo os serviços oferecidos na Atenção Primária à Saúde (APS) e aprimorando ainda mais a assistência à população.
Conforme o cronograma estabelecido, após a etapa de confirmação das vagas a serem disponibilizadas de forma imediata no e-Gestor, que ocorrerá entre os dias 24 e 31 de julho, o Ministério irá publicar o edital para inscrição dos médicos interessados em participar do programa. Esses profissionais deverão iniciar suas atividades no último trimestre de 2023.