Publicada em 04/07/2023 às 15h27
Em reunião ocorrida na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), na manhã da última sexta-feira, 30, foi discutida a futura implantação de um Planetário fixo no Campus Porto Velho Calama.
Estiveram presentes na ocasião, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRO, Mauro Henrique Miranda de Alcântara; a Pró-Reitora de Extensão, Fernanda Oliveira Costa de Goes; o Assessor Olakson Pedrosa; o Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Pereira Leocádio; os Professores de Informática Fernando Dall’Igna e de Física Hualan Patrício Pacheco , integrantes do Grupo de Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (AstroIFRO); além do Vereador de Porto Velho, Alex Palitot (PTB-RO).
Palitot informou na ocasião que é autor da solicitação dos recursos para a implantação do planetário, que foi feita ao Senador Confúcio Moura (MDB-RO), e que prontamente atendeu com a disponibilização de uma emenda parlamentar para atender a essa demanda. Na opinião do parlamentar, “o impacto que o novo planetário trará para Rondônia vai além das fronteiras do conhecimento, alcançando a comunidade regional, promovendo a educação científica, impulsionando o turismo e inspirando gerações futuras”.
O Professor de Física, Hualan Patrício Pacheco, disse que a história de atuação no ensino e divulgação da Ciência no Campus Calama e fora dele já vem desde 2017, quando iniciaram o projeto ‘Viajando Pela Astronomia e Astronáutica’.
“Em nosso caminho sempre estivemos em contato com pessoas que contribuíram de maneira ímpar para o desenvolvimento e engrandecimento da alfabetização científica e divulgação das curiosidades da Astronomia”, disse. Hualan destacou que o apoio dos diretores do campus ao longo desse período e da própria Reitoria “foram fundamentais para que trilhássemos a nossa história e pudéssemos mostrar que sempre tivemos comprometimento com as causas que defendíamos, que era uma educação de qualidade e um ensino de excelência”.
Segundo o docente, “o planetário não é só uma ferramenta para o ensino de Astronomia, mas também uma das formas de divulgar o campus e o comprometimento da instituição com a conservação de um conhecimento que tem sua aplicação desde os tempos mais remotos da humanidade. O dia de hoje se tornará um marco histórico para a instituição, para a comunidade em geral e, individualmente, para cada um dos envolvidos, pois foi aqui que demos início a uma nova visão de que investir no conhecimento também é fonte de retorno social garantido”.
O Diretor-Geral do Campus Calama, Leonardo Leocádio, realçou a importância de se implantar um Planetário no IFRO Calama, informando que a proposta se integra perfeitamente ao Projeto do Centro de Inovação Tecnológica e Grupos de Pesquisas, que já se encontra com a primeira fase iniciada, que prevê arruamento, urbanização e infraestrutura. “A implantação do Planetário vai proporcionar um ganho significativo entre os equipamentos do campus e, nesse, caso, uma unidade que virá somar para a promoção do conhecimento científico de toda a comunidade”, conclui o Leocádio.