Publicada em 05/07/2023 às 11h06
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abriu inscrições para adoção de cães policiais que estão se aposentando no Distrito Federal. Os interessados precisam informar dados para contato, redes sociais, endereço completo e o tipo de residência. O formulário pode ser preenchido até 21 de julho.
Os cães da campanha têm entre 4 e 8 anos, mas não terão os perfis revelados durante a seleção dos candidatos. Segundo o Grupo de Operação com Cães da PRF, a princípio três cachorros participaram do processo de adoção. Eles são farejadores de drogas, armas e munições.
“Nós estamos fazendo a seleção para verificar os cães com melhores perfis para essa adoção”, explicou Cintia Ferracioli, chefe do departamento.
A seleção ocorre porque alguns cães podem apresentar reação ao conviver com outros cachorros ou em locais apertados. Os três animais escolhidos, até o momento, se destacam pela obediência. “Eles são muito ativos, gostam de correr, de nadar, e gostam muito de brincar”, contou Ferracioli.
O interessado não vai precisar pagar um valor adicional pela adoção, mas deve ter condições financeiras para manter as exigências da corporação, como ração de boa qualidade e médico veterinário. Ao ser selecionado, o candidato terá que cumprir um período de adaptação com o Grupo de Operação com Cães, para aprender a lidar com o animal.
Aposentadoria de cães policiais
Em maio deste ano, quatro cachorros do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) da Polícia Militar se aposentaram. Eles fazem parte de um grupo de nove cães que serão liberados dos serviços em 2023. Os cachorros Lince, um labrador fêmea, Cobolt, Ramon e Jatobá, da raça pastor-belga-malinois, trabalharam por cerca de oito anos no Distrito Federal.
Em média, os cães policiais trabalham oito anos no batalhão e são adotados pelos agentes responsáveis após esse período. Apenas os policiais militares podem adotar os cães, que continuam a ser acompanhados pela corporação após a liberação dos serviços.