Publicada em 20/07/2023 às 13h44
Quase 40 bairros de Porto Velho já foram atendidos pelo programa denominado PROLED, que tem como objetivo modernizar e padronizar todo sistema de iluminação pública da capital rondoniense. Idealizado pela gestão Hildon Chaves, o PROLED também visa mais eficiência e economia no consumo de energia elétrica.
“Estamos atendendo determinação do prefeito Hildon Chaves e seguindo o planejamento estratégico da gestão municipal. Queremos proporcionar mais segurança à população do município, com uma iluminação de melhor qualidade e otimizando a aplicação dos recursos públicos”, destacou o presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Gustavo Beltrame.
O PROLED iniciou em setembro de 2021. Na ocasião foram contempladas avenidas como Presidente Dutra, Rogério Weber, Lauro Sodré, Pinheiro Machado e Farqhuar, entre outras, totalizando 8.829 pontos de luz de 50, 150, 180 e 240Watts de potência.
Depois de atender as principais vias da cidade, em setembro de 2022 a Prefeitura passou a contemplar bairros inteiros com as novas luminárias. Gustavo Beltrame informou que até o momento, 18 mil luminárias de LED já foram instaladas. Nos próximos 60 dias, mais 8 mil pontos de luz serão substituídos.
“A meta do prefeito Hildon Chaves é substituir todas as lâmpadas comuns por LED até o final do seu mandato, tanto na capital quanto nos distritos da BR-364 e do baixo Madeira”, acrescentou o presidente da Emdur.
Ele também afirmou que as lâmpadas de vapor de sódio (amarela) e vapor metálico (branca), tem menor eficiência energética o que onera os cofres públicos. Já as luminárias de LED apresentam uma eficiência de até 80% a mais que as outras, além de mais economia e durabilidade.
A Prefeitura também está substituindo os ‘braços’ fora do padrão por braços de aço galvanizado de 2,5 a 4 metros que são mais duráveis, ou seja, os suportes metálicos onde são fixadas as luminárias.
BAIRROS ILUMINADOS
Cristal da Calama, Ulysses Guimarães, Conceição, Cidade do Lobo, Cidade Nova, Cohab, Vila Tupi, Floresta, Agenor de Carvalho, Flodoaldo Pontes Pinto, Igarapé, Aponiã, Rio Madeira, Pedrinhas, São João Bosco, Liberdade, Olaria, Areal, Roque, Mato Grosso, Santa Bárbara, Tucumanzal, Mocambo, Nacional, Lagoa, Lagoinha, Cascalheira, Green Ville, Vila Dnit, Jardim Santana, Socialista e Caladinho, todos já foram atendidos.
Estão sendo atendidos atualmente os bairros Castanheira, Ronaldo Aragão, Marcos Freire, Mariana e São Francisco.