Publicada em 12/07/2023 às 09h36
O governo de Portugal proibiu, nesta terça-feira (11/7), barcos com turistas de se aproximarem de grupos de baleias orcas. Um órgão estatal de conservação divulgou informações sobre como embarcações devem se comportar diante de encontros com orcas.
A decisão veio após uma série de incidentes com baleias orcas próximos as costas de Portugal e Espanha.
Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de Portugal (ICNF), as novas normas estarão em vigor até o final do ano e se aplicam principalmente a barcos que vendem passeios de observação dos animais.
As regras definem que sempre que orcas forem avistadas tentando se aproximar, as embarcações devem se afastar para evitar contato. No caso dos animais já estarem próximos, os barcos devem desligar o motor até que as baleias se distanciem.
Encontros entre orcas e embarcações vem aumentando, principalmente em região próxima ao Estreito de Gibraltar, entre a costa portuguesa e a cidade espanhola, Galícia.
Houveram casos em que orcas chegaram a bater nos cascos e lemes de barcos, que precisaram ser rebocados pela guarda costeira.
Até o momento não se sabe o motivo por trás desse comportamento repetitivo dos animais aquáticos. Em 2022 foram registradas mais de 200 interações entre orcas e barcos na zona da costa atlântica de Portugal e Espanha.