Publicada em 14/07/2023 às 11h32
No final da tarde de quinta-feira (13), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou mais uma ampliação de aparelho público no Centro de Formação de Professores, localizado em anexo ao Teatro Banzeiros, no centro da Capital.
A obra contemplou a revitalização dos ambientes: Solário, as salas do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o novo laboratório de informática. Os recursos são de origem própria, através do Programa de Apoio Financeiro às Escolas Públicas Municipais (Proafem).
Para o prefeito Hildon Chaves, esta é mais uma obra de extrema importância para a Educação de Porto Velho. “Essa ampliação e reforma contribuirá significativamente com o trabalho desenvolvido pela rede municipal de educação, que contará com um espaço amplo e adequado para a realização de atividades, reuniões, eventos socioculturais e educacionais para os alunos e comunidade escolar. Os recursos são do Proafem Reforma, que desde 2017 vem possibilitando que dezenas de unidades sejam revitalizadas. Então vale ressaltar que esta reforma vem sendo tocada com recursos próprios da Prefeitura de Porto Velho, que vem priorizando o melhor para a população, especialmente para a educação municipal”, comentou.
De acordo com a Semed, foram investidos 150 mil reais na ampliação, que agora conta com novos mobiliários, 27 aparelhos de computadores, e um espaço solário com a temática beradeira. “Tudo isso em um amplo espaço onde a comunidade escolar vai poder usufruir com mais conforto estrutural para atender a vasta demanda, que hoje conta com mais de 5 mil servidores lotados na educação municipal, e que não para em nenhum momento as formações nos mais diversos campos que abrangem a educação escolar. Quem ganha com tudo isso são, além dos professores e gestores escolares, os nossos alunos, que recebem uma educação muito mais avançada e preparada pedagogicamente para o encaminhamento qualitativo do ensino que inicia no infantil e segue até o quinto ano do fundamental”, completou Gláucia Negreiros, titular da pasta de educação municipal.
PROAFEM REFORMA
Em 2017, quando assumiu a sua primeira gestão municipal, o prefeito Hildon Chaves pediu que todos os esforços fossem voltados para a melhoria da rede de ensino da capital. O primeiro resultado foi a liberação do Programa de Apoio Financeiro às Escolas Públicas Municipais (Proafem) repassado na forma de transferência direta às Unidades Executoras (Conselhos Escolares ou Consórcios de Escolas).
Antes de existir, durante anos as unidades ficavam aguardando a destinação de recursos para que fossem realizadas as manutenções e reformas necessárias. A demora acabou contribuindo para a deterioração delas. Hoje, o principal benefício do Proafem Reforma é justamente a agilidade na liberação dos recursos e gerenciamento direto pelo conselho deliberativo de cada unidade escolar. A obra no centro de formação de professores da rede municipal durou apenas 6 meses para ser entregue à população.