Publicada em 27/07/2023 às 11h16
Saúde, bem-estar, lazer e amizade. Essas são algumas palavras que descrevem o Projeto Viva Bem, realizado diariamente em Porto Velho, pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes). O projeto promove gratuitamente a prática de atividades físicas em 6 polos, com acompanhamento profissional e todo o suporte necessário à promoção de uma vida mais saudável.
As aulas acontecem durante a semana em vários locais de Porto Velho com educação física orientada para a população em geral, com aulas de alongamento, localizada, treino funcional, ritmos, dentre outras, com a finalidade de combater o sedentarismo, promover melhor qualidade de vida, socialização e autoestima.
Na zona Sul, no Ginásio Dudu, na avenida Jatuarana, as atividades são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 20h. Na zona Norte, na Quadra do Nacional, as aulas são ofertadas às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h, na estrada do Belmont. Na quadra do bairro Esperança da Comunidade, avenida Mamoré, zona Leste, os exercícios são realizados pela parte da manhã, das 8h às 09h30, às terças, quintas e sextas-feiras.
Oportunidade também para quem mora na região do bairro JK, as aulas acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificado (Praça CEU), duas vezes por semana, às terças e quintas, das 15h às 17h. Tem programação também no Skate Parque, na rua José Vieira Caúla, às segundas e quartas, das 8h às 10h. E ainda no Parque da Cidade, na avenida Calama, 3 vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, pela parte da tarde, das 15 h às 17h.
Para participar é necessário apenas comparecer com documentos pessoais em qualquer desses polos e realizar a inscrição. Conforme a secretária da Semes, Ivonete Gomes, os polos foram distribuídos em todas as zonas de Porto Velho para facilitar a adesão dos moradores. “Essa iniciativa é importante para uma conscientização da população de nossa capital de que a atividade física é imprescindível para uma boa saúde. O exercício constante, além de trazer mais disposição no cotidiano, pode prevenir doenças. A qualidade de vida é o objetivo principal do Viva Bem”, explica Ivonete Gomes.